quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Série pela Liberdade: Democracia?

Democracia é uma palavra derivada do grego que significa governo do povo. Pela lógica, se o povo governa, o povo deve escolher liberdade.



Pergunto-lhes, quantas pessoas governam Vidal Ramos? Quantas ideias e ideais governam Vidal Ramos? Quantos interesses governam Vidal Ramos? Quantas pessoas deveriam fiscalizar a administração de Vidal Ramos? Quem fiscaliza?

São perguntas importantes para garantia da liberdade do povo, mas as respostas são preocupantes.

Quantas pessoas governam o município de Vidal Ramos?
Resposta: Não sei, parece-me um desgoverno, mas se alguém quiser o mérito, solicite que eu escreverei uma nota “parabenizando”.

Quantas ideias e ideais governam Vidal Ramos?
Resposta: Ideais? Não seriam de libertação do povo, nem para todo o povo, aliás, povo no sentido democrático seria a totalidade das pessoas, mas temos apenas alguns privilegiados, não é um governo para o povo. E ideias? Ideias podem existir várias, mas convergem de uma coligação com apenas um partido de oposição com um vereador apenas para contrapor, no fim apenas as ideias do próprio governo é que são aceitas...

Não estou aqui para defender partido algum, mas é preocupante que tenhamos apenas uma voz de oposição, isto quando é utilizada, mas pouco adianta, pois suas ideias geralmente não são aceitas. Pagamos os salários de nossos vereadores para dizer sim ao prefeito? E como acreditar que desta forma cumprirão seus papéis de fiscais das contas do Executivo? Além disto, algo muito comum, talvez o que mais fazem, é a solicitação serviços particulares! Isto não lhes cabe! Pra que temos secretaria de obras? Além de que, desta forma ocorre uma utilização do serviço público nada democrática... Alguns recebem, outros não. Parece mais uma compra de votos descarada...  Outra atuação fortíssima da câmara de vereadores de Vidal Ramos é no envio de ofícios, principalmente de agradecimento ao prefeito por isto, por aquilo...



Por outro lado tenho que dizer que a questão das estradas nunca é esquecida. Para não dizer que estou inventando coisas, todos têm acesso ao áudio das sessões da câmara de vereadores, basta acessarem o site: http://www.camaravidalramos.sc.gov.br/galeria/lista-audio/codMapaItem/96

Mas como esperar que existam muitas proposições e discussões em uma câmara formada quase que totalmente por uma coligação? O que esperar de uma câmara composta apenas de representantes do sexo masculino, de uma faixa etária parecida? Falta diversidade!



Agora, falando sobre a democracia do Brasil, precisamos mesmo de reforma política, mas as propostas de reforma não efetivam uma democracia, afinal o povo só é consultado na eleição, depois tem baixíssima participação. Por que precisamos protestar para falar o que queremos?
               
Para mostrar outra forma de democracia, que me parece muito mais ligada ao sentido da palavra, falarei da democracia cubana, isto mesmo, a mídia não mostra, mas Cuba é exemplo de democracia (pelo menos no que diz respeito às eleições).

Primeiramente, os candidatos a delegados (parecido com o que se espera dos vereadores no Brasil) são nomeados pelo povo em assembléias que ocorrem entre moradores de pequenas localidades, não se auto-candidatam; as eleições ocorrem a cada dois anos e meio; o povo é consultado periodicamente e o delegado leva seus anseios para as sessões com outros delegados; são pessoas comuns do povo, que não recebem salários por esta função e continuam realizando suas outras atividades; a qualquer momento o povo pode decidir tirar representante de seu cargo por não estar respondendo aos anseios da população, tanto que é o país com maior quantidade de Impeachments. Tudo isto sem necessidade de que existam vários partidos e as eleições são baratíssimas, não existem campanhas. Saiba mais: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/5504/estrutura_democracia_sousa.pdf?sequence=1



Por um povo mais ouvido, liberto, precisamos de vereadores que consulte mais a população, que se comprometam com sua função de fiscalizadores do governo, que lancem e discutam ideias para melhorar a vida do povo. Também precisamos de eleitores que votem em pessoas comprometidas com o eleitorado e que sejam de diversas categorias, como mulheres, jovens, professores, entre outros, e também de diversos partidos, para que surjam novas ideias e discussões.


Mr. Tambourine

8 comentários:

  1. Olha, penso que deveríamos exigir " daqueles que não mencionamos", uma postura menos demagógica e hipócrita...
    Enquanto isso não mudar é jogar pérolas aos porcos"

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Você é responsável por seu comentário.
Agradecemos sua participação.