segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aniversário de Emancipação Política de Vidal Ramos


O que comemoramos no dia 17 de fevereiro? Aniversário de emancipação política... Mas que emancipação é esta?

Para começar, o nome Vidal Ramos representa a vontade de uma minoria exploradora hegemônica que determinou que nossa cidade fosse chamada assim, pelo nome de um latifundiário, de família dona de escravos, que governou por muitos anos nosso estado, defendendo os interesses da burguesia. O próprio Vidal Ramos foi governador por duas vezes, e seus filhos Nereu Ramos e Celso Ramos também governaram o estado, o primeiro chegou a ser Presidente da República por alguns dias. No final do segundo governo de Vidal Ramos teve início a Guerra do Contestado, na qual o governador pediu ajuda ao exército nacional para conter os caboclos, que não aceitaram terem suas terras entregues a uma empresa americana, a qual recebeu uma faixa de 15Km de cada lado da estrada de ferro que se estendia do RS até SP para explorar madeira e erva-mate. Estima-se que esta guerra que durou 4 anos levou a derrubada de 2 milhões de pinheiros e a morte de 20 mil pessoas que lutaram bravamente, mesmo com armas precárias.

Tudo bem, podemos não ter um nome muito bonito, mas a história... Bem, a história pode ser ainda pior!

Até hoje chamados de heróis e desbravadores, os brancos assassinos que aqui chegaram para expulsar e matar os índios. Muita gente e até um livro sobre a história do município diz que os colonos foram “obrigados” a matar muitos índios por serem violentos (quero ver quem não seria violento ao ser expulso de uma terra da qual seu povo viveu por milênios). Mas passado isto, algumas famílias foram se estabelecendo por esta região, possuindo grandes quantidades de terra. Num município formado por gente cheia de privilégios, não é à toa que se tenha um forte conservadorismo, e que as primeiras legislaturas deste município fossem compostas quase que exclusivamente de vereadores da ARENA, o partido criado para dar sustentação à ditadura militar, até hoje a maior parte dos partidos que compõem a Câmara Municipal é de dissidentes da ARENA (PSD e PP).

Fique sempre atento quando ouvir alguém falar em pioneiros e desbravadores, pois até podemos aceitar, mesmo sem concordar, que os muitos erros que cometeram deviam-se ao contexto histórico em que viviam, mas quem até hoje concorda com os atos de covardia cometidos não merece respeito dos que clamam por justiça, dos que se indignam ao ver o sofrimento injusto de outros seres.

Em Vidal Ramos, bem como no Brasil inteiro desde a chegada dos primeiros europeus manda quem tem dinheiro, manda quem tem propriedade, manda quem recebe herança.

Basta ver como são as eleições, em que a grande parte dos eleitos recebe grandes verbas de grandes empresas, compra muitos votos, faz a política suja. Poucos são os que conseguem eleger-se sem compra de votos, e quando conseguem são minoria, que não pode fazer muita coisa. Tolo aquele que acredita que será por meio das eleições que iremos mudar o município e o Brasil.

Enquanto não fizermos política para além das eleições pouco vai mudar. Há poucos dias pelas ruas deste município ouvi alguém dizer: “o povo pobre oprimido é minoria, o problema é que não se organiza pra mudar a situação.”.

Emancipar-se é tornar-se livre, autônomo, ou seja, ser capaz de fazer escolhas próprias. Claramente não é isto que temos em nossa cidade. Desde a definição do nome da cidade até a de quem serão os/as representantes políticos/as deste município, tratam-se de imposições da burguesia.

Neste dia do município prefiro chamar o povo para tomar seu destino nas mãos e lutar por sua verdadeira emancipação do que comemorar uma emancipação ilusória.



62 comentários:

  1. ME FALE ALGO SOBRE A COMEMORAÇÃO DE ONTEM...
    O QUE ACONTECEU COM O PREFEITO LAÉRCIO...
    FOI SOCO FOI? E PORQUE? ALGUÉM SABE NOS FALAR ALGO SOBRE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbem não estava, mas parece q a autoridade máxima do municipio resolveu com agressão, ou melhor soco, um cidadão do municipio, até pensei em pedir aumento ,mas depois dessa eu hein, onde vamos parar...

      Excluir
    2. bom dia
      Ainda bem que eu não estava la ,sorte do cidadão qual voce se refere tinha que se lavar com agua de sal,assim ele ia aprender a não mexer com a familia que esta sofrendo com a morte de seu ente querido

      Excluir
    3. alguem vai pruma festa querendo brigar...ou bate ou apanha. APANHOU! 2x

      Excluir
  2. Com certeza há coisas bem piores para serem lembradas nesse aniversário do município..

    FOI UMA VERGONHA!

    ResponderExcluir
  3. Tivemos ontem a segunda rodada do MMA no ginásio de Vidal Ramos, e me parece que o vencedor foi o prefeito LAÉRCIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, vamos ver até quando ele ficarrá com o cinturão!

      Excluir
  4. Daniel, como foi narrar a segunda rodada do MMA no aniversário do município? Te saisse bem né? Muito melhor do que na primeira. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Daniel vai ser o mestre das cerimonias agora? HAHAHAHAHAHA sem comentarios

      Excluir
  5. Quando vi o deputado Peninha la no dia do município logo pensei que ele estava trazendo a pá carregadeira que ele prometeu na mesma data no ano anterior...... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pelo menos não prometeu nada!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkk to rindooo altoo aqui

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkk logo logo vamos ter campeonato de luta, não vai demorar muito . como será que vai ser no próximo evento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que os problemas dentro da prefeitura ele tambem vai resolver no sôco?

      Excluir
  8. Eu acho que ele bateu pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você vai ver o bateu pouco quando este mesmo cidadão tiver tomado umas kkkkkk

      Excluir
    2. Realmente o cidadão ao qual vc se refere só age tomado não é mesmo? Isso porque ele não pode nem ser considerado um ser humano depois de ter dito o que disse e muito menos ser considerado pai, pois um pai é capaz de respeitar ao menos a dor de um outro pai pela perda de um filho, sem olhar raça, cor, religião ou partido político, é simplesmente respeito que está faltando.

      Excluir
    3. isso nao é verdade , nao falou nada de ente querido . pergunta pro Helmut

      Excluir
  9. Para mim o prefeito fez certo. Mesmo não sendo pelego, adoro falar isso kkk, o prefeito ta caprichando. comentem agora se estou mentindo que a secretaria de educação esta 100%, um trabalho brilhante, não adianta criticar. Ônibus de graça para rio do sul. O hospital, nem se fala, melhorou muito, os dentistas, (mesmo tendo alugado uma sala para beneficiar um partidário) o serviço e o atendimento merecem os parabéns. Duvida? vai conferir ou vem pra rio do sul ser atendido pra você ver o quanto reclama de barriga cheia.
    Não deveria ter sido o prefeito a brigar? correto, ele não é um homem das cavernas, que briga por território. A policia deveria ter detido esses bêbados. queria só ver eles curarem a manguaça na cadeia.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. ficou meio confuso, começou falando da briga dizendo que o prefeito fez certo, mudou para as secretarias, terminou falando das brigas dizendo que o prefeito fez errado, so pra terminar, quando diz curar manguaça na cadeia acho que dai seriam todos que ali estavam kkkk

      Excluir
    2. Poisé, me expressei mau, contudo caro colega, você deve concordar que sabemos o motivo da briga. Se te derem um tapa, vc corre ou você encara? qualquer pessoa se defende, e mais, não é particularidade do nosso povo. vimos isso em qualquer lugar.
      no fundo no fundo, oque eu quis expressar é que por não ter ganho a eleição, arrogantes acham no direito de criticar e se intrometer onde não é chamado. Beber não significa agredir autoridades. Chael sonnen provocou, e foi pra cima, apanhou feito cachorro do AS, mais eles são lutadores, tente agredir uma autoridade, além de correr o risco de apanhar, muito provavelmente você ira sofrer alguma penalidade judicial

      Excluir
    3. Gente nao vamos atras de fofocas estavam todos bebados inclusive as autoridades, nao to defendendo o ITO mais nao era para ter acontecido nada disso. E se ele tivesse criticado qual o mau nisso . Nao estamos numa democracia onde as autoridades sao cobradas todo dia.
      Se liga

      Excluir
    4. Caro amigo, não estou aqui para defender o cidadão agredido, muito pelo contrário todos sabem que ele não mede muito as palavras, mas novamente vc se equivocou: "Se te derem um tapa, vc corre ou você encara?" não foi isso que aconteceu pelo que parece o Sr prefeito tomou as dores do vice e foi resolver no butoque, não levou tapa nenhum,
      "que eu quis expressar é que por não ter ganho a eleição, arrogantes acham no direito de criticar e se intrometer onde não é chamado. Beber não significa agredir autoridades"
      Amigo pense bem, foram mais de 2 mil pessoas que não ganharam as eleições, e temos um prefeito de todos, não só dos que votaram nele, cobrança vai ter de todo o lado, desaforos ele vai escutar durante 4 anos, assim como aconteceu com Nabor com Heinz e etc.. e só perguntar a eles.
      e por ultimo:" tente agredir uma autoridade, além de correr o risco de apanhar, muito provavelmente você ira sofrer alguma penalidade judicial"
      O mesmo vale a uma autoridade que tentar agredir a qualquer um.
      Deixo claro mais uma vez que não defendo o tal cidadão, mas cririco a posição do prefeito, pois ele terá que estudar maneiras mais inteligentes de lidar com estes acontecimentos.

      Excluir
  10. É "isso" que queremos no poder máximo da nossa cidade? Alguém que responde com ignorância e briga? Lamentável! Lastimável...

    ResponderExcluir
  11. Apanhou pouco, eu jamais deixaria alguém falar de um ente tão querido, ainda mais com essa perda tão recente!

    ResponderExcluir
  12. Ta ai o prefeito que Vidal Ramos merece....nem bem começou o mandato e ja colocou as garras de fora.....e numa data bem boa kkkkk........esta apenas começando....e que engraçado...a gente pergunta algo sobre o acontecido ...para a "CORJA" ...ninguém sabe ...ninguém viu.....parece que nada aconteceu....campeonato municipal de futebol de salão...ou campeonato municipal de MMA???? que vergonha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oque o sr.fulano fez la no dia ,falar oque ele teve coragen de falar da familia do sr.vice ,ate parece que ele não tem tres filhas ,tomaram que elas nào pagem pela boca grande de seu pai, se iso pde se chamar de pai.pode deixar que este vai ter oque merece.

      Excluir
    2. E Pensa né, três filha e Quiz filha

      Excluir
    3. Pergunta pro Ito...certamente ele que não é da "corja" vai falar exatamente o que fez

      Excluir
  13. Parabéns ao municipio pela organização da festa de aniversario de Vidal Ramos - Linda/Simples - OK
    Nimguem querendo apareçer, o dono do pedaço, o apresentador sereno, democratico.
    Os pastores muito bom, não foram interonpidos como antigamente. Uma pena que alguns, torceram
    pela bagunça, É, o contra xeque e as notinhas fazem falta.

    A BARROZA FIKO SÉRIA!! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás... que textinho babaca esse aí da abertura do blog né! Falou, falou e nao disse nada!!! Não disse nada do que realmente aconteceu no aniversário de Vidal Ramos! Garanto que se fosse o nabor que tivesse dado na cara dos outros teria uma manchete bem grande como título da matéria! E meteriam o pau de cima em baixo! òooo pq será que isso aconteceu? O que achas Daniel???

      Excluir
    2. Falou tudo, se fosse o Nabor seria o principal comentário, como foi o Laércio desviaram o foco. despois dizem que o blog não é tendencioso.

      Excluir
    3. Emancipação que nada, que textinho de bosta! Desça o pau no prefeito! esse não é o blog que critica, que esta de olho em tudo o que a prefeitura faz? entao meu caro, ta ai um acontecimento ridiculo que tens muito a falar!

      Excluir
    4. 000000000000000000.............. BICHAREDO DE CABEA EMCHADA

      Excluir
    5. Cabo de enchada ? kkkkkk

      Excluir
  14. Eita que aniversário lindo a nossa querida Vidal Ramos teve...kkkkk ..só mais vergonhoso foi a marca da "CERVEJA " vendida...kkkkk ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for este o caso, cidadão, seria vergonhosA (a marca), vergonhosO poderia ser o seu comentário, se fosse pertinente. Informe-se e deixe de mediocridade, por favor.

      Excluir
  15. Tá muito bom o texto. O problema é que o pessoal não tá a fim de refletir, de entrar em contato com uma idéia diferente. Praticamente só tem fofoca nesses comentários.

    Muito bom mesmo o texto. Me fez lembrar dos planos de governo que comumente são distribuídos em época de campanha e que evidenciam a falta de intenção ou de capacidade de pensar em soluções originais para os problemas do município. A impressão que dá é que os diretórios estaduais ou nacionais dos partidos, sejam quais forem, enviam uma cartilha, os representantes municipais se encarregam de alterar o nome da cidade e do candidato e rodam a impressão do material. Não se discute a realidade do município nas reuniões de formação de chapa ou nas negociações de coligação? Quem de fato decide a política que é posta em prática em Vidal Ramos?
    Nesse sentido, é muito válido o que o texto nos chama a questionar: estaremos de fato emancipados?

    ResponderExcluir
  16. Pessoas miseráveis discutem sobre pessoas, pessoas inteligentes discutem idéias !

    Só tem miserável neste blog, pelo amor !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc acabou de discutir sobre pessoas, seu miserável kkkkkk

      Excluir
  17. tem cada palhaço falando ah se eu tivesse lá e não sei o quê, se não tava la não sabe o que aconteceu fica quieto então bocó.

    ResponderExcluir
  18. Se a secretaria de educação está tão boa assim... alguem sabe me dizer porque ainda não aconteceu a distribuição de materiais escolar que é de direto dos alunos? Onde já se viu as aulas ja começaram. Esta licitação não deveria ter acontecido antes do periodo escolar iniciar?
    E aqueles alunos que dependem desta distribuição? Como fazem pra estudar? (Estes trabalhos foram municipalizados, este é o problema)
    Ta bom que é uma merda isso sim.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O crítico ai de cima ta precisando de material escolar ? Passa na secretaria da sua escola que vc sem duvidas receberá! Na rede municipal de educação de VR nem um aluno está sem material escolar.

      Excluir
    2. Essa bomba da nova secretaria de educação vai explodir logo, logo! Vamos esperar pelo próximo IDEB.

      Excluir
    3. oooooooooooooooDOR DE CABEÇA MALDITAKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    4. Por favor Sr. "Anônimo 27 de fevereiro de 2013 07:50" diga, sem pesquisar no google, o que é IDEB.

      Excluir
    5. Adorei essa... também quero ver se sabe...e te mais, se alguns professores resolverem parar de complicar e de demonstrar sua dor de cotovelo e mostrar que sabem trabalhar, tudo ficará mais facil.

      Excluir
  19. OOOOOO gente boa! Vidal Ramos é muito rica...
    Estou esperando para ajuntar os "diamantes" que serão jogados na estrada ao invés de macadame....
    Ai não vamos mais precisar trabalhar, nem brigar por um coxo na barrosa kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PODE SE CHAMAR DE CABEÇA ENCHADA OU DOR DE CUTUVELO,O QUE MAIS PODE SER...................KKKK

      Excluir
  20. Voces dessa blog que vivem puxando no saco da nova Adm, sabem dizer quando o ginásio será limpo? Ou quando o placar do ginasio irá funcionar???? a coisa ta feia hem???? logo logo a vigilância sanitária do nosso estado vai visitar o nosso ginásio, e a questão do placar...nossa nem é bom comentar, o que será que o secretario do esporte anda fazendo que ainda não deu um jeito...como pode ANTES era tão facil, tão simples, ...e com vcs agora por que não resolvem????? Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogos sem placar... ja deu tempo de arrumar sr. secretario do esporte, se fosse em tempos atras! ai ai ai,
      ==> Placar = Vergonha
      ==> Limpeza do ginásio = Vergonha
      ==> Boliche = Vergonha

      E agora quem poderá nos ajudar?
      Sera que o Fábio não poderia entrar com vassoura e balde na quadra? assim como quando entrou com um guarda chuvas?
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. é o MÍNIMO que o secretario de esporte pode fazer! mas nem isso ele esta fazendo

      Excluir
    3. O BACHERADA QUE DOR DE CUTUVELO QUE NÃO QUER PASSAR.................

      Excluir
    4. Esse é o nosso ginásio de esportes recentemente e "totalmente" reformado. ai ai ai...

      Excluir
  21. Voltemos ao assunto do texto: EMANCIPAÇAO.
    O que esta faltando ao grupo de professores municipais para que deixem de ser enrolados?
    Aprovado na Camara de Vereadores reajuste de 11%.

    Cadê os 22% que poderiam ter sido concedidos em março de 2012 pelo então prefeito em exercício Laércio? Agora náo precisa mais?
    E agora, em janeiro mais 7,9%, conforme Lei do Piso? E as horas atividades- um terço, onde estão?
    Concederam 11% mas não ganharemos o gatilho de abril.
    Quanto ganhamos?
    Que tal professores, vamos pegar uma calculadora e fazer as contas, antes de aplaudir qualquer tentativa de não respeitar nossos DIREITOS.
    Chega de sermos enganadas...... Será que merecemos isso.....
    Afinal de contas, uma pessoa só se emancipa através da educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, trocaram seis por meia dúzia.....

      Excluir
    2. Pelas sábias palavras, fica nítida a indignação da aparentemente prof ai né... Mais minha pergunta é... pq não demonstrou tamanha indignação no ano passado quando os tais 22% deveriam ter sido aplicados nas folhas dos professores??? Pelo pouco q acompanho, sei q nesse inicio de mandato já foi feito mais pela educação do q nos ultimos 8 anos. Vamos com calma gente só criticar não vai resolver!

      Excluir
  22. As pessoas que agora estão com a língua solta para criticar, levianamente, a atual administração, no ano passado estavam vendendo seus votos para "fazer o bem sem olhar "aquém""

    Deu pra entender ou quer que desenhe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai, ser oposição é fácil, é só criticar. Lembrando q o bom crítico é aquele q critica e aponta sugestões (soluções). Que não é o caso! E mais, antes de criticar seu salário, pare e pense, vc está fazendo por merecer o que já recebe???

      Excluir
  23. Enquanto a plebe se digladia por picuinhas,
    a DESBRAVADORA grande empresa tão aplaudida, hoje instalada em nosso município,
    contribui para a perpetuação da POLITICAGEM, para a extenuação dos recursos naturais, a poluição do nosso ar, das águas, o desequilíbrio de espécies animais...
    Se não conseguimos compreender um bom artigo (parabéns ao autor), menos ainda poderemos criticar quem quer que seja.

    ResponderExcluir
  24. Blog abandonadoooo ?? kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. ESTA TUDO 100% AGORA? Não existe mais problemas a serem questionados? Poxa, queria tanto começar a acompanhar o Metralhadora.. Giratória ja vi que não é pois atirou
    só para um lado até agora!!

    ResponderExcluir