quinta-feira, 19 de abril de 2012

Metralhando

Há alguns meses divulgamos o concurso para o cargo de Assistente Administrativo na Câmara de Vereadores de Vidal Ramos. Agora gostaríamos de parabenizar as primeiras colocadas: a namorada do filho do presidente da Câmara e a filha dele. Nossas congratulações!

...

Dizem por aí que a Primeira Dama vem realizando um ótimo trabalho na Secretaria da Saúde. Corre lá, marca uma consulta e me conta se é verdade. 

...

Tem vereador por aí dizendo que a Prefeitura de Vidal Ramos está no vermelho! E não é uma invasão petista, trata-se da falta de competência administrativa, pois contando com um orçamento que quase dobrou em 4 anos, sendo que não houve crescimento populacional significativo, pegar empréstimo é o cúmulo da incompetência! Agora me lembrei de alguém que deixou uma empresa falir e teve seu prédio leiloado, mas deixa pra lá!

Falando nisto, dá uma olhada nos contratos e aditivos da prefeitura de Vidal Ramos em 2009, 2010 e 2011. Vejam para onde vai grande parte do nosso dinheiro! Observem que para 2012 só de brita contratou-se quase UM MILHÃO de reais!!! Quase o dobro do que foi gasto em 2011. Outro quase Milhão foi contratado para gastar em combustível, 270 mil a mais do que no ano passado.  Claro que 2012 ser ano eleitoral deve ser só coincidência... Uma carga de brita por um voto? Quero acreditar que não! Clique aqui para ver as contas públicas da prefeitura, onde estão os contratos.



Além disto, vejam quem tá contratando com a prefeitura. Verão lá empresa de funcionário público e do presidente da Câmara de Vereadores, que, inclusive, tem dois contratos em épocas diferentes através da mesma licitação. Pode isto, Arnaldo?

...

"Meu pai tem 3 empregos, mas vou lá pedir uma casinha popular, sou carente, eu posso!"

...

Tem maquinário da prefeitura estragado? Deixa lá, por que consertar? Pra que gastar dinheiro? Daqui a pouco vem um deputado e "doa" um novo.

...

"Vamos asfaltar a Jorge Lacerda até o fim do ano!" Aham, senta lá! Comecem logo a quebrar o calçamento pra construir a rede de esgoto, porque se começarem a asfaltar sem fazer o saneamento o bicho vai pegar, preparem-se pra ver esta metralhadora mais giratória do que nunca!

...

Oi mídia da região! Sintonia, RBA, Jornal A Comarca, Jornal Mirim (risos)... Por que não entrevistam os administradores municipais e perguntam sobre a prestação de contas da última Doce Festa? Ninguém consegue entender aquela prestação de contas do site... Achamos uma boa pauta, afinal, ninguém tem o rabo preso!

...

"PQP Metralhadora Giratória, não publicam mais nada?!" Ajuda aí gente, mandem sugestões para o e-mail mgiratoria@gmail.com, a equipe encurtou! 

....

Antes de terminar, um pensamento: “enquanto a fé move montanhas, a Votorantim as remove”.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Análise de Conjuntura

         O modo como a política é realizada no Brasil é mesmo difícil de engolir. A falta de ideologia política, o oportunismo, a descaracterização partidária pelos representantes, as grandes mídias controladoras, as coligações e os partidos de centro contribuem bastante para isto.


         Em um ano eleitoral como este, a política ferve. Ferve de gente querendo se candidatar, ferve de gente sem ideologia, de partidos sem princípios, de inimigos que se abraçam, de parceiros que se apunhalam, de coligações absurdas... Precisamos pensar muito sobre quem colocaremos lá!
           Analisemos então a situação dos principais partidos em Vidal Ramos:

DEM ([ou PSD?] ou PFL, ou PDS ou ARENA – o partido do governo militar):
O PFL mudou de nome para melhorar sua imagem. É como vestir um gorila com roupa de bailarina” (www.malvados.com.br).
          É um partido entrando em extinção com a migração de seus principais líderes para o PSD, tanto nacionalmente, quanto no estado e no município.
          Foi o partido com o maior número de cassados pelo TSE de 2000 a outubro de 2007, com mais de 20% das cassações, sendo o primeiro partido no “Ranking da Corrupção”. (www.realidade.org/forum/index.php?topic=5175.0)
            Não tem nenhum nome cotado para candidatar-se a prefeito ou vice. Integrarão chapa com o PSD?

PMDB (antigo MDB):
         Partido conhecido por estar sempre ao lado de quem ganha as eleições, concentra a maior parcela dos funcionários públicos que apoiam os candidatos mais fortes para manterem-se nos cargos.
         Começou como um partido que lutou contra a ditadura, mas agora parece desprezar sua história, sendo o partido mais oportunista (podem perder o posto para o PSD). No estado é aliado de DEM, PSDB e PP; nacionalmente é aliado do PT; e municipalmente já disputou a eleição contra a coligação DEM – PP, coligado com o PT, na última eleição coligou com DEM e PP e colocou um vice-prefeito, e agora parece estar aberto a acordos com todos os partidos do município, tendo como principal nome o atual vice-prefeito, Laércio da Cruz (Tinha).
           No ranking de corrupção citado anteriormente aparece em segundo lugar com mais de 19% das cassações.

PP (Já foi PPB, PPR, PDS e ARENA – o partido do governo militar):
          O partido de Paulo Maluf integra a coligação da Presidenta Dilma nacionalmente, enquanto no estado recentemente passou a integrar o governo de Colombo, com PSD (DEM), PMDB e PSDB. No município elegeu um prefeito, depois se reelegeu coligado com o DEM, na eleição seguinte manteve-se no governo ao lado do DEM e PMDB. Atualmente, vários membros deixaram o partido para filiar-se ao PSD, restando apenas o casal Stoltenberg como referência de nomes do partido.
             Nacionalmente é o quarto no Ranking dos partidos com mais cassações, com mais de 17%.
             O trecho entre aspas a seguir foi corrigido em 11/04/2012:
            "O nome do ex-prefeito Heintz Stoltenberg vinha sendo trabalhado, mas recentemente ele divulgou que não será mais candidato. Provavelmente isto foi resultado da Lei da Ficha Limpa, pois ele empregou sua esposa na Prefeitura em cargo comissionado de 40h semanais, ao mesmo tempo em que ela recebia como professora no estado, também por 40h, constituindo ato de improbidade administrativa (http://www.adjorisc.com.br/jornais/acomarca/2.1922/geral/ex-prefeito-de-vidal-ramos-e-condenado-1.157044). 
            Com a saída de Stoltenberg do pleito deste ano, o partido não tem nenhum outro nome destacando-se para substituir o ex-prefeito. O partido está em adiantadas conversas com o PT."
         .

PSD (“Um novo partido” [ou descende da ARENA, DEM, PFL...?]):
          Criado com assinaturas até de defuntos, o PSD surgiu para ser MAIS UM partido de centro, portando, para confundir o eleitor e garantir o poder. Parte do partido apoia a Presidenta Dilma (PT) nacionalmente e o Geraldo Alkimin em SP, em SC é representada pelo (Des)Governador Colombo que é aliado de PSDB, PP e PMDB. Em Vidal Ramos foi criado em 2010 com filiados oriundos de vários partidos como DEM, PP e PMDB, principalmente servidores públicos.
        O maior nome do PSD em Vidal Ramos é o prefeito Nabor que já transitou por vários partidos, como PSDB e DEM. Como o atual prefeito não poderá concorrer a reeleição, há uma disputa muito grande para ver quem será o candidato do partido, não há nada próximo de consenso e nenhum nome destaca-se. Há possibilidade de aliança com PMDB [DEM e PP?].

PT:
        Surgiu da classe operária em 1980 para lutar pelos direitos dos trabalhadores, sendo o principal adversário dos ditos “partidos de direita” nas eleições presidenciais até 2004, quando, pela primeira vez, o PT chegou ao poder, diminuindo a pobreza no Brasil, mas não cumprindo certas propostas que tanto defenderam, como o aumento dos impostos para grandes rendas, deixando a desejar na reforma-agrária, facilitando a situação dos bancos, realizando até privatizações... A cada ano que passa surge mais alianças com partidos que por muito tempo lutaram contra.
            No Ranking da Corrupção aparece em nono, com quase 3% das cassações.
          No plano nacional são aliados do PMDB, PP, PR, PC do B e PDT, no estado o partido não tem muita força contra a aliança firmada entre PSD, PMDB, PP e PSDB. No município já foram aliados de PDT, PMDB e nunca chegaram a colocar mais de 1 vereador, na última eleição municipal lançou chapa pura contra todos os outros partidos, para a eleição deste ano estão próximos de uma coligação com o PP. Não pode apoiar PSD, DEM nem PSDB por determinação do PT estadual, mas pode receber o apoio deles.
            

         Mas não podemos deixar tristes fatos nos afastarem da política, só o envolvimento de boas pessoas com a política pode deixar a situação melhor. Envolva-se!